quinta-feira, 13 de maio de 2010

História da Escola e EJA 2010



Encerrando nosso relato das atividades de nossa escola nos meses de março e abril, vamos contar um pouquinho da história desta escola que completou 58 anos de existência no dia 22 de abril de 2010.

Segundo informações que recebemos de moradores antigos do bairro, nossa escola iniciou suas atividades na rua Valparaíso em uma pequena casa de madeira.

O bairro foi crescendo e onde hoje é a sede da ESEF, foi criado o Grupo Escolar Professor Otávio de Souza no modelo “Brizoleta”, e aos poucos foi sendo ampliado,  ganhando novos pavilhões.

Em 1978 a escola já era pequena para a demanda de alunos e ganhou novo prédio, onde está estabelecida até hoje.

A mudança foi feita pelos professores e alunos à pé, pela rua Serafim Terra, trazendo somente os documentos pois o restante era tudo novinho...

Ainda contamos com alguns professores que já trabalhavam em nossa escola nesta época e vivenciaram esta história.

E assim recebemos autorização para funcionamento da 5, 6,7 e 8 séries e a escola passou a denominar-se Escola Estadual de 1º Grau Professor Otávio de Souza.

Em 1981 implantamos o 2º Grau e em 1985 passamos a Escola Estadual de 1º e 2º Graus Professor Otávio de Souza.

Por uma reformulação geral das nomenclaturas das escolas novamente tivemos nosso nome alterado para Colégio Estadual de 1º e 2º Graus Professor Otávio de Souza.

Atendemos atualmente desde a Pré-escola até o Ensino Médio com turmas distribuidas nos três turnos, manhã tarde e noite.  Em  2007 passamos a atender também a Educação para Jovens e Adultos (EJA) no turno da noite.

Nota: Otávio de Souza foi professor e médico, na parede da 9ª enfermaria da Santa Casa de Porto Alegre tem uma placa com seu nome. Morreu a bordo de um transatlântico em uma viagem.

Ele fez do magistério seu sacerdócio.

Durante estes 58 anos de história somos responsáveis pela educação da comunidade do nosso bairro e de bairros vizinhos. Nossos ex-alunos constituiram família e muitos hoje continuam fazendo parte de nossa comunidade escolar como pais e até mesmo avós de alunos, afinal 58 anos não é só uma história, é uma LONGA VIDA!!!


EJA 2010
 

A TURMA DE EJA

Em 2010 a Turma de EJA do noturno do Colégio Estadual Professor Otávio de Souza está constituída de 24 alunos matriculados, com idades variando entre 15 e 80 anos e dividida em T1, que corresponde a 1ª e 2ª séries e T2 que corresponde a 3ª e 4ª séries, do Ensino Fundamental.

Essa heterogeneidade faz com que tenhamos um ambiente em que todos posam vivenciar experiências e conhecimentos diferentes.

O respeito aos mais velhos, seu modo de trabalhar, contrastando com o ritmo dos mais jovens, cria um clima atípico dentro da sala de aula, diferente de uma classe regular.

Isto faz com que o trabalho se torne cada vez mais enriquecedor e gratificante, favorecendo, cada vez mais, que os alunos criem vínculos com os colegas, professor, escola e, principalmente, com a aprendizagem.




Professor Fernando/ EJA 2010